TERRITÓRIO-TERRITORIALIDADE

        Território-Territorialidade
Território: Atualmente,  o conceito Território é concebido nas mais diversas análises, e abordagens de conhecimento e pesquisa, e tido como um espaço delimitado pela demarcação de fronteiras não necessáriamente visíveis, mas que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder. No entanto diferentemente das concepções subjetivas o conceito Território pode matifestar-se em multiplas dimensões, não possuindo necessáriamente poder político e de grupo, mas uma extensão mais ampla no mesmo conceito.
 O conceito Território refere-se também a áreas delimitadas como por exemplo: sob posses de animais, de pessoas, religião ou de uma instituição, tendo análise também na política, biologia e psicologia.  Referindo-se,  mesmo que de forma subjetiva na delimitação, sempre como posse de algo ou alguém.     Traduzindo, território além de delimitação de uma extensão territorial também é quando, uma pessoa ou organização domina um lugar, e exerce seu poder naquela determinada área. Por exemplo: o Brasil é um território por que o governo exerce poder sobre ele, transformando-o assim em território brasileiro. Um Território é demarcado por fronteiras, limites e indentidades. Segundo Claude Raffestin(geógrafo), o Território é uma conceito a partir do espaço abitado, revelando relações marcadas pelo poder, que é exercido por pessoas ou grupos e que está intrínseco em todas as relações sociais.
 Territorialidade: assim a Territorialidade entende-se como sendo: uma interação, noção de um indivíduo ou grupo em relação ao seu pertencimento territorial. Outra tese também defedida por Claude Raffestein(geografo): territorialidade é mais do que uma simples relação homem-território. Dessa forma territorialidade é " um conjunto de relações que se originam num sistema tridimensional: sociedade-espaço-tempo, em busca de atingir uma maior autonomia possível, compatível com os recursos do conceito e sistemas em questão." Considerando-se a dinâmica dos fatores envolvidos na relação,  seria possível a classificação dos vários tipos de territorialidades, desde as mais estáveis às mais instáveis. Território e Territorialidade estão unidos num mesmo conceito territorial, tratando-se não só de um espaço,  lugar, região e extensão territorial mas também abrangendo um vasto mundo de conhecimento do conceito território-territorialidade.

 Citação:
UFSB- Universidade Federal do Sul da Bahia 
Docente: Regina 
Por: Fernanda B. de Oliveira.
Conteúdo e imagem: Pesquisa Google, Favela e Centro Urbano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERAÇÃO SOCIAL:

Conflitos Territoriais no Brasil.