SENSO COMUM
Senso Comum: Para à Sociologia o Senso Comum é a primeira forma de conhecimento praticada pelo homem, desde o instante em que se passou a conviver em grupos. São características comuns às sociedades humanas e apenas a essa especie, que não depende apenas do seu instinto para sobreviver. O Senso Comum se integraliza através das nossas, experiências pessoais, coletivas e das crenças que nascem de uma convivência coletiva decorrente do cotidiano, do qual vamos firmando certas percepções que tomamos no fim por verdade, e que passamos à incorporá-las sem um outro meio de analise, como verdades absoluta.
O Senso Comum se forma mediante uma repetição de tarefas, que vivênciamos no dia-a-dia. As repetições acabam por transforma-se em rotina, e que geram o indivíduo se sentir seguro, por saber como se comportar e agir em um ambiente ou determinado grupo ou meio social. Corresponde também à primeira forma de compreensão, que o homem possui do mundo e da realidade ao seu redor, no entanto por ser uma forma de conhecimento desorganizado, inexato e ancorado em tradições sociais, não tende a buscar uma verdade que seja comprovada cientificamente. Sendo por isso motivo pelo qual, a Sociologia se dedica à superar em busca de, uma visão científica da realidade comportamental social.
Ou seja procurar uma solução que não resulte de uma primeira impressão, mas de uma investigação científica e racional dos acontecimentos em questão. Os acontecimentos adiqueridos a partir dos costumes, das experiências e vivências cotidianas, é um conhecimento superficial baseado nos hábitos, portanto não sendo de grande reflexão científica, sendo percepções relacionadas tidas ao Senso Comum.
Portanto o Senso Comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificadou ou metodicamente analisado. Geralmente o conhecimento relacionado ao Senso Comum é passado de geração em geração, sem estatísticas em pesquisas, podemos afirmar que esse tipo de conhecimento é categoricamente popular e culturalmente aceito, mas que não garante a sua validade ou invalidade. Sendo para mim, nas mais diversas questões da sociedade e meio social, indispensável.
CC:Campo das Humanidades Saberes e Práticas.
Referências: Pesquisas Google.
Docente: Regina
UFSB- Universidade Federal do Sul da Bahia
De: Fernanda B. de Oliveira
Comentários
Postar um comentário