Conflitos Territoriais no Brasil.
Os motivos que levam um ente federativo a querer aumentar seu território, e consequentemente reduzir os de outros são diversos, podendo ser de natureza econômica, política e estratégica.
Disputas Territoriais Brasileiras: Dependendo da demarcação de dimensão do territórito da área reinvindicada, é possível alterar e receber maiores benefícios em capital, e número de vereadores de um município.
Também pode se dar ao território, acesso a um recurso estratégico, como uma rodovia, acesso ao litoral, subsídios e outros benefícios que uma decisão de posse, pode resolver.
Não apenas municípios discutem entre se quais são seus limites territoriais, ou outros conflitos mas os países também.
Piauí e Ceará, por exemplo. Disputan uma área de 3mil km² na Serra da Ipiapaba, delimitada por um acordo de 1920, que cujas medidas de territórios estão imprecisas, segundo informações do governo do Piauí.
Agora uma pergunta, porque de uma disputa num mesmo território brasileiro?
Diferente de outros países mas não tão diferente assim, onde as disputas de territórios, são decididas com Guerra Civil, Biológicas...causando enormes consequências para a população humana. Conflitos de território como citei acima, também acontecem no Brasil mas não com os mesmos motivos e consequências.
Brasil: Seus maiores conflitos atuais são entre municípios, facções e meio político, saúde e de saneamento básico. Dentro de um mesmo país que entre os principais motivos das citações acima, são disputas por verbas.
Ou seja, municipios que reinvidicam territórios disputados com outros municípios, deixam de receber subsídios, destinados para o terrotorio em questão, lutam por melhorias, e riquezas como petróleo, água e etceteras existentes no território de disputa.
Trazendo por fim consequências desastrosas uma população humana, que vivem nesses territórios de conflitos, são conflitos na maioria das vezes sem uma explicação coerente, mas que existem, e quando não delimitados por leis se formam em casos de conflitos e quando não solucionados de abandono, vindo a sofrer quem faz parte do território em conflito, disputado.
De: Fernanda B. de Oliveira
Discente: UFSB- Universidade Federal do Sul da Bahia
CC: Campos das Humanidades: Saberes e Práticas.
Referência:
Imagem: www.g1.globo.com
Texto: saite BBC News Brasil
Territórios em disputas no Brasil.
Comentários
Postar um comentário